quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

OS CHACRAS



Os chakras são centros ou vórtices de energia localizados em pontos estratégicos de nosso corpo bioplasmático. São pontos de captação ou desprendimento de energia.

Através dos chakras, pode-se equilibrar a energia de nosso corpo, pois esses pontos têm ligação direta com nossos órgãos vitais. Se um deles não funciona bem, nosso corpo bioplasmático não está totalmente equilibrado e não pode proteger o corpo físico de ser atingido por algum distúrbio.

Do mesmo modo que no corpo físico há órgãos vitais e órgãos de importância menor, o corpo bioplasmático apresenta chakras maiores ou menores. Os chakras maiores são pontos de energia com cerca de 7,5 a 10 cm de diâmetro. Os chakras menores têm entre 2,5 a 5 cm.

Possuem funções importantes e variadas, tais como:
- Absorver, digerir e distribuir as diferentes regiões do organismo.
- Controlar o funcionamento adequado de cada órgão e do corpo físico como um todo. Por exemplo, se uma glândula é controlada e energizada por um certo chakra, ela pode ser estimulada ou inibida pelo controle ou manipulação desse chakra.
- Desenvolver certas faculdades psíquicas da pessoa, através de sua ativação ou inibição por um chakra específico.
- O chakra que mais capta energia é o coronário, e os que mais desprendem são o emocional, ou plexo solar, e o umbilical.
Qualquer desestabilização nestes chakras provoca um desequilíbrio energético e emocional e pode ainda desestabilizar a aura.

São sete os principais chakras do nosso corpo:

CHAKRA CORONÁRIO: localizado no topo da cabeça, no crânio. Responsável pela energia e controle do cérebro e glândula pineal. Pode ser considerado o coração dos chakras por ser o ponto máximo de concentração de energia, capaz de fazê-la fluir a partir dele para todo o corpo, como se fosse um funil.

CHAKRA FRONTAL: Localizado na testa, no meio das duas sobrancelhas. Energiza e controla a glândula pituitária, os olhos, o nariz e o cérebro.

CHAKRA LARÍNGEO: Localizado na base da garganta, energiza e controla as glândulas tireóide e paratireóide, além da garganta, laringe e faringe.

CHAKRA CARDÍACO: Localizado na altura do coração. Relaciona-se com o timo. Responsável pelos sentimentos e emoções.

CHAKRA DO PLEXO SOLAR: Localizado na região central do peito, na área vazia entre as costelas, na altura do início do estômago. Energiza e controla o pâncreas, o fígado, o estômago, o intestino grosso, o apêndice, o diafragma e, até certo ponto, o intestino delgado, os pulmões e o coração. Controla ainda a temperatura do corpo.

CHAKRA UMBILICAL: Situa-se no umbigo. Controla e energiza a parte inferior do intestino grosso, o intestino delgado, as glândulas supra-renais e o apêndice. Afeta a vitalidade geral da pessoa.
CHAKRA BÁSICO: Localizado na região pubiana, controla e energiza os órgãos sexuais, a bexiga e as pernas. Constitui o centro inferior do corpo ou do centro da criação física.
CHAKRAS DAS MÃOS: Localizados na região central das palmas das mãos. Caracterizados por estarem numa região terminal do corpo, denotam ponto de entrada ou escape de energia. São os chakras de ativação mais fácil e segura, sendo que sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também de sentir a aura.

Cada um desses chakras principais tem seu correspondente na região dorsal do corpo, exatamente na mesma direção do chakra principal. São chamados pelo mesmo nome do chakra, acrescentando-se o termo dorsal. Por exemplo: chakra dorsal do plexo solar.

Quando se vai proceder a uma energização, deve-se fazê-lo colocando a mão direita no chakra da frente e a esquerda no dorsal correspondente.

ESTABILIZAÇAO DOS CHAKRAS

Para se determinar se um chakra está desestabilizado é necessário haver uma pessoa com experiência que possa visualizar os chakras através da aura.
Eles são círculos de energia que estão permanentemente girando, todos numa mesma velocidade. Quando um ou alguns deles estiverem girando no sentido oposto, ou mais lentos, ou mais rápidos que os demais, os chakras estão em desequilíbrio.
A estabilização deve ser feita, necessariamente, antes de se proceder a qualquer energização ou auto-ajuda da pessoa.
Há vários processos para se proceder à estabilização dos chakras, como por exemplo, os que utilizam pedras ou cristais. Devem ser executados por pessoas capacitadas. No entanto, quando uma pessoa já tem sua energia vibracional ativada, ela mesma pode alinhar seus chakras através de um processo simples.